quarta-feira, 30 de julho de 2014
terça-feira, 29 de julho de 2014
Carassius auratus
Carassius auratus Linnaeus, 1758, conhecido pelos nomes comuns de peixe-japonês, peixinho-dourado, dourado ou peixe-vermelho é uma espécie de pequenos peixes de água doce pertencente à família dos Ciprinídeos , a que pertencem as carpas. Foi uma das primeiras espécies de peixes a ser domesticada e é ainda um dos peixes de aquário mais comuns no mundo inteiro. É uma variedade domesticada de uma carpa cinzenta-escura nativa da Ásia oriental. Foi domesticada, pela primeira vez, na China, e foi introduzida na Europa no final do século XVII. Tem muita variedade de tamanho, forma, configuração de nadadeira e cor (várias combinações de branco, amarelo, alaranjado, vermelho, marrom, e preto). Pode crescer até aos 59 cm e um máximo de 3 kg, ainda que tais valores sejam muito raros: a maior parte dos espécimes não atinge metade destas medidas.
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Massa para pacu.
Pacu
- Um quilo de ração para peixe (bater no liquidificador) úmida;
- 100 g de queijo ralado;
- 200 g de farinha de mandioca crua;
- 100 g de farinha de trigo.
Amassar bem, caso for necessário use água do lago até dar ponto.
- Um quilo de ração para peixe (bater no liquidificador) úmida;
- 100 g de queijo ralado;
- 200 g de farinha de mandioca crua;
- 100 g de farinha de trigo.
Amassar bem, caso for necessário use água do lago até dar ponto.
sábado, 26 de julho de 2014
Peixe-gato
Peixe-gato é um dos nomes que se dá vulgarmente aos peixes da ordem dossiluriformes, que podem ser marinhos ou de água doce. Têm, geralmente, em comum a presença de grandes barbilhos aos lados da boca, fazendo lembrar os bigodes de um gato, mas tal não acontece para todos os elementos da ordem que se distingue por determinadas características do crânio e da bexiga natatória. Não têm escamas. Encontram-se praticamente por todo o planeta excepto na Antártica. Variam muito em tamanho, incluindo desde alguns dos vertebrados de menores dimensões, como o único parasita vertebrado a atacar o ser humano, até ao Pangasiodon gigas, o maior peixe de água doce até hoje identificado.
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Peixe-elétrico
Peixe-elétrico é uma denominação comum dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de gêneros diversos, dotados de células especiais em região específica do corpo capazes de gerar diferenças de potencial elétrico e suscetíveis de, por associação em série, desenvolver capacidade de descarga externa total apreciável, a variar de poucas dezenas a muitas centenas de volts, em correntes também variáveis de fração de um a alguns ampères, os valores destas correntes a dependerem da resistência elétrica do receptor (presa aquática ou ameaça potencial ou ser humano em encontro eventual).
Cada vez que os eletróticos são estimulados por um comando que vem do cérebro, eles produzem uma pequena descarga elétrica de aproximadamente 120 milésimos de volt (120 milivolts). Como o órgão elétrico é formado por milhares de eletróticos que se descarregam ao mesmo tempo, um peixe como o brasileiro puraquê (Electrophorus electricus), com mais de 2 metros de comprimento, pode gerar mais de 600 volts numa única descarga.
quinta-feira, 24 de julho de 2014
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Bacalhau
Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito "original", ou "verdadeiro", o bacalhau encontrado no mar Atlântico, chamadoGadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.
terça-feira, 22 de julho de 2014
Tucunaré.
Equipamento
Para a pesca em rios ou lagos em meio a natureza, é aconselhável o uso de varas de número entre 8 a 10 de ação média a pesada, para que seja possível efetuar um arremesso com iscas de tamanho maior. Nesse tipo de pesca, também é aconselhável uma linha de 20lb a 26lb (entre 0,35 e 0,45 mm).
Nas represas ou lagos artificiais, uma vara número 6 de ação rápida a média e linha de 15lb a 20lb (entre 0,25 e 0,35 mm) será o necessário para obter bons resultados com Tucunarés de até 5 quilos.
Isca
O Tucunaré ataca praticamente qualquer tipo de isca artificial. Essa é a modalidade preferida dos pescadores que praticam a pesca esportiva e têm preferência pela pesca do Tucunaré. Nessa modalidade, as iscas de superfície têm mais popularidade pela emoção da pancada que o peixe causa na água depois de ser fisgado. Para a pesca com isca artificial, as mais recomendadas são as iscas de superfície que trabalham como a zaras, jump minnows, poppers, hélices ou sticks.
Para o pescador que prefere as iscas soft também há oportunidade. Os Tucunarés realmente não resistem a um lambari em meia água. Sem chumbo e presos pelo orifício de respiração ou pelo dorso, é fisgada na certa.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
domingo, 20 de julho de 2014
Dica para pegar cascudo.
Se você acha que pescar Cascudo no anzol é impossível vai aqui mais uma dica uma das melhores iscas é a mortadela, cortamos uma fatia de mortadela e dividimos em varios pedaços menores, é iscar na garatéia e esperar um pouco a bóia luminosa star light, é a melhor maneira de enxergar, pois a bóia fica acesa e podemos observar a puxada do cascudo que não puxa, ele fica chupando a mortadela como se fosse um caranguejo.
sábado, 19 de julho de 2014
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Dica para o peixe não cortar sua linha
Um dica simples e eficiente quando estiver pescando peixes redondos como pacú, tambaqui ou
tambacu: não use encastroador. Para evitar que o peixe não corte a linha, use um anzol com hastemais comprida. Experimente e aprovará.
tambacu: não use encastroador. Para evitar que o peixe não corte a linha, use um anzol com hastemais comprida. Experimente e aprovará.
quinta-feira, 17 de julho de 2014
O peixe rei.
O peixe rei é uma espécie muito propícia para a pescaria, oriunda do mar. A sua pesca não constitui nenhum desequilíbrio do meio ambiente. Muito pelo contrário, tem contribuído para a a população que subexiste da venda do peixe e para a pesca esportiva. Ele foi introduzido na água doce. É muito utilizado em pesqueiros, lugares especialmente construídos para a prática da pesca. Como isca para pescar o peixe real é ideal usar pedacinhos de peixe morto envolto em farinha. Isso porque o peixe rei é um tipo de peixe canibal, ele é predador. O peixe rei quando ataca a isca ele puxa a isca para cima, portanto quando estiver pescando você precisa fazer o caminho inverso daquele que o peixe faz, você deve puxar para baixo para cansá-lo. É mais comum a pesca noturna do peixe rei. Os cardumes se concentram em volta da isca, fica muito fácil de pescar, eles se juntam e abocanham a isca.
quarta-feira, 16 de julho de 2014
Massa média para carpas, pacus e tilápias.
Ingredientes :1 Kg de batata doce, 8 paçocas, 500 g de ração de peixe triturada (com que os peixes são alimentadosnos pesqueiros), 3 xícaras de açúcar, farinha de mandioca (somente o necessário para dar liga). | Modo de preparar : Cozinhe a batata-doce, deixe esfriar e retire a casca. Faça um purê, misture as 8 paçocas , a ração triturada e o açúcar. Misture bem. Se você perceber que a consistência não ficou boa, acrescente um pouco de farinha de mandioca até dar liga. ( Atenção !!! Quanto menos esfarelar, melhor será a massa). Guarde-a na geladeira para que não azede. |
terça-feira, 15 de julho de 2014
Traíra.
A traíra (Hoplias sp.) ou lobó é um peixe carnívoro de água doce da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa. É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. Nas regiões que oferecem boa alimentação, é comum que atinjam 69 centímetros de comprimento, e alguns exemplares excedem 2 quilogramas de peso. Sua pesca é feita de anzol, com isca de peixe ou carne; as traíras de mais de 1,3 quilograma só costumam atacar iscas em movimento, como as artificiais. Deve-se ter cuidado ao manipulá-la, pois costumam dar mordidas muito dolorosas e que sangram abundantemente.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
Pacu
São típicos do pantanal sul-matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata, e originários dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Alimenta-se de frutos,caranguejos e de detritos orgânicos , tirado de seu abita-te e falta de comida pode fazer com seu comportamento mude e ele possa a vir até se alimentar de outros peixes tendo o comportamento de suas parentes próximas as piranhas.
Encontrados na água. Atinge 25 kg de peso, comum até 8 kg. São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou jenipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo.
Pacu é o nome geral dado a várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serra salmina e, que também inclui as piranhas.
domingo, 13 de julho de 2014
Carpa cabeçuda.
Para pegar a carpa cabeçuda, rale a casca de tangerina e adicione massa de tilápia em pó e massa de carpa em pó. Depois adicione água do lago, faça um bolo, nem muito grande, nem muito pequeno, e tenha uma boa pesca.
sábado, 12 de julho de 2014
Peixe Tigre.
O Peixe-Tigre-Golias (tigerfish) também conhecido como Monstro do Rio, pertence à família Characidae, a mesma das piranhas, sendo tão ou mais perigosa que uma piranha, o monstro do rio costuma pesar cerca de 50 kg, tendo uma boca com 32 dentes bastante afiados, Acredite você não iria gostar de encontrar um bando destes peixes, quando você for nadar. Este peixe é um autêntico carniceiro de água doce, os seus ataques são como explosões de agressividade seguidas de largas corridas e saltos espetaculares.
Tambaqui.
Em alguns pesqueiros pode-se usar lesma que pega este peixe bem. Uma isca infalível para pesca de tambaqui é usar tripa de galinha, também pode-se usar uma mistura de leite ninho em pó com leite condensado, que também ira pegar o tambaqui.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Pintado.
É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade.
É um peixe bom para ser pecado a noite.
É um peixe bom para ser pecado a noite.
Dourado.
Peixe que é mais fácil de ser pego no começo da manha, no final da tarde e pode ser pescado também a noite.
Ele pode ser pego com outros peixes de pequeno porte como lambari e tilápia, ou com iscas artificiais.
É um peixe que vai te proporcionar uma bela luta pra ele sair da água.
É um peixe de água doce chamado de dourado é conhecido popularmente como piraju e pirajuba.
Ele pode ser pego com outros peixes de pequeno porte como lambari e tilápia, ou com iscas artificiais.
É um peixe que vai te proporcionar uma bela luta pra ele sair da água.
É um peixe de água doce chamado de dourado é conhecido popularmente como piraju e pirajuba.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Peixes Ornamentais.
São belos peixes que podem serrem comprados para ter como animal de estimação ou também para decorar sua estante, muitos desses peixes são coloridos e alegres, um ótimo animal para você ter na sua casa, pois eles não dão muito serviço.
Dica para pescar tilápia
Aí vai uma dica.
Para pescar tilápia, precisa utilizar varas de 2,70m, sempre melhor pescar tilápia no barranco.
Ceva: Ração de coelho
Isca: Bigato de laranja, massa,minhoca ou ração.
Para pescar tilápia nunca bater o pé no barranco, isso pode assustar o peixe.
Para pescar tilápia, precisa utilizar varas de 2,70m, sempre melhor pescar tilápia no barranco.
Ceva: Ração de coelho
Isca: Bigato de laranja, massa,minhoca ou ração.
Para pescar tilápia nunca bater o pé no barranco, isso pode assustar o peixe.
Assinar:
Postagens (Atom)